Os gigantes da tecnologia não param de se desafiar. Mas, dessa vez, foi por uma causa beneficente. Se você viu nas redes sociais Bill Gates, Mark Zuckerberg e até artistas como Justin Timberlake tomando banho de água gelada, é porque eles aceitaram o Ice Bucket Challenge (#IceBucketChallenge), ou “desafio do balde de gelo”, o novo viral do verão americano.
Continua depois da publicidade
O desafio nada mais é que uma campanha solidária para ajudar a ALS Association, uma organização americana sem fins lucrativos que arrecada fundos para financiar pesquisa e ajudar pacientes com a doença esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig.
Na quinta-feira, Mark Zuckerberg havia topado tomar o banho gelado. Depois, ele desafiou o fundador da Microsoft (e outras duas pessoas) a tomar um banho de balde também. Assista:
O Facebook divulgou que mais de 1.2 milhão de vídeos relacionados ao desafio já haviam sido publicados no site. De acordo com a empresa de Zuckerberg, o viral teria começado na cidade de Boston e se espalhado pelo mundo. O motivo seria o ex-jogador de baseball Pete Frates, que foi diagnosticado com a doença em 2012 .
Continua depois da publicidade
Abaixo, um Vine do time de baseball Boston Red Sox mostra o momento de Pete Frates:
Leia mais notícias sobre Zuckerberg, Bill Gates e tecnologia:
Facebook fica fora do ar e usuários reclamam (no Twitter)
Zuckerberg lança app que dá acesso gratuito à internet na Zâmbia
Confira nomes da tecnologia que viraram milionários antes dos 30
Microsoft vai aposentar Windows XP e Office 2003
A campanha ganhou o apoio de famosos e ajudou a divulgar a causa. Basicamente, o desafio funciona assim: a pessoa toma banho de água gelada, publica a cena nas redes sociais, e depois desafia os amigos. Quem for desafiado tem 24 horas para aceitar e encher um balde de gelo com água e fazer o mesmo. Se não fizer, deve doar US$ 100 para a associação. Mas é claro que a ideia é fazer os dois: o desafio, para divulgar a causa, e a doação.
Entre 29 de julho e 12 de agosto, a ASL arrecadou mais de US$ 4 milhões, quase quatro vezes mais que o valor recebido em doações no mesmo período no ano passado. No Brasil, vídeos semelhantes pedem doações para instituições nacionais.