O prefeito eleito para governar Florianópolis pelos próximos quatro anos deverá ter em seu foco áreas como saúde, educação, trânsito e rede de esgoto. É o que mostra a pesquisa do Ibope encomendada pela NSC Comunicação para mostrar o cenário eleitoral da Capital catarinense a pouco mais de um mês para o primeiro turno das eleições 2020.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020

A pesquisa mostrou que o atual prefeito, Gean Loureiro (DEM), largou na frente da corrida eleitoral com 44% das intenções de voto, e que 58% dos entrevistados consideram a atual administração de Florianópolis boa ou ótima.

O Ibope perguntou também aos entrevistados em quais áreas a população da Capital enfrenta os maiores problemas atualmente. Com um possível reflexo da pandemia do coronavírus, a saúde despontou como a maior preocupação, com 43% dos votos. Na sequência estão a educação e o transporte coletivo, empatados com 30%, trânsito com 25% e rede de esgoto com 22%. Cada entrevistado podia listar mais de uma área problemática.

Problema tradicional de Florianópolis, a mobilidade urbana representa 55% dos votos somando o trânsito e o transporte coletivo. É também um dos pontos mais citados nos planos de governo dos candidatos a prefeito. O transporte coletivo preocupa principalmente a população mais jovem, sendo citado por 36% dos entrevistados com idade entre 25 e 34 anos.

Continua depois da publicidade

Com 22%, a preocupação com a rede de esgoto chama a atenção na pesquisa, sendo mais lembrada que corrupção, geração de empregos e segurança pública. A questão preocupa de forma igual os entrevistados de todas as idades, mas aparece com mais força entre o público com ensino superior completo.

> Eleições 2020 em Santa Catarina: saiba tudo sobre a votação

Dificuldade mais citada entre os entrevistados, a saúde foi lembrada com menos frequência pelos jovens com menos de 24 anos e preocupa mais as mulheres (48%) do que os homens (38%). Para 60% dos entrevistados que têm apenas o ensino fundamental, a saúde é um dos maiores problemas em Florianópolis, e esse percentual cai para 35% entre os entrevistados com ensino superior.

A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 5 de outubro e entrevistou 602 pessoas em Florianópolis. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.

> Saiba quem são os candidatos a prefeito em Florianópolis nas Eleições 2020