O candidatoAécio Neves (PSDB) subiu quatro pontos percentuais na última pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope, passando de 15% para 19% das intenções de voto no primeiro turno. Já a presidente Dilma Rousseff (PT) e a candidata Marina Silva (PSB) recuaram. A presidente caiu de 39% para 36% e a adversária de 31% para 30%. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira pelo Estadão e pelo Jornal Nacional.
Continua depois da publicidade
Rosane de Oliveira: Na gangorra das pesquisas
Leia todas as notícias sobre as Eleições 2014
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Continua depois da publicidade
Em uma simulação de segundo turno entre as mulheres, persiste o empate técnico: Marina aparece com 43% e Dilma com 40%. No levantamento anterior, feito uma semana antes, a candidata do PSB tinha 42% das intenções de voto, enquanto a presidente estava com 41%.
Já em uma disputa de segundo turno entre Dilma e Aécio, a presidente teve 44% dos votos e o tucano 37%. Se o cenário fosse um embate entre Marina e Aécio, a candidata do PSB teria 48% da escolha dos eleitores e o adversário 30%.
Dilma lidera no Sul, onde Aécio e Marina empatam
O candidato do PSDB apresentou melhora nas intenções de voto na maioria das regiões, com exceção do Nordeste. No Sul, o tucano teve 23%, um empate técnico com Marina, que conquistou 26% dos eleitores.
Continua depois da publicidade
No Nordeste (48%) e no Sul (34%), Dilma lidera de forma isolada. Nas demais regiões, a presidente aparece empatada tecnicamente com Marina.
O Ibope ouviu 3.010 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00657/2014.