A candidata do PT à prefeitura de Blumenau, Ana Paula Lima, aparece em primeiro lugar na terceira pesquisa Ibope sobre a disputa, divulgada nesta quinta-feira. Com 40% dos votos, ela abriu 14 pontos percentuais de vantagem em relação a Jean Kuhlmann (PSD), que está quatro pontos à frente de Napoleão Bernardes (PSDB). Osni Wagner tem 2% da preferência dos entrevistados.
Continua depois da publicidade
>>> CONFIRA OS GRÁFICOS DA PESQUISA
Em relação à pesquisa estimulada feita entre 23 e 25 de setembro, Ana Paula Lima subiu oito pontos percentuais nas intenções de voto _ tinha 32%. Jean Kuhlmann perdeu cinco pontos e Napoleão Bernardes se manteve com 22%. Osni Wagner oscilou de 1% para 2%. O percentual de eleitores indecisos ou que não responderam caiu de 7% para 5%.
Segundo o levantamento, o último neste primeiro turno da corrida eleitoral no município, a eleição será decidida em um segundo turno pela primeira vez. Isto porque, quando considerados apenas os votos válidos _ excluindo-se brancos, nulos e indecisos _, nenhum dos concorrentes supera os 50% de preferência do eleitorado. Ana Paula Lima (PT) aparece com 44%. Em seguida, vêm Jean Kuhlmann (PSD), com 29%, e Napoleão Bernardes (PSDB), com 25%. Como a margem de erro estimada pelo Ibope é de 4 pontos percentuais, Napoleão e Kuhlmann estão empatados tecnicamente. Osni Wagner (PSOL) tem 2%.
Continua depois da publicidade
O Ibope também fez simulações de segundo turno entre os três primeiros colocados. Ana Paula Lima venceria Jean Kuhlmann (47% a 38%) e Napoleão Bernardes (44% a 42%) em disputas diretas. Se o embate fosse entre Kuhlmann e Napoleão, a pesquisa aponta a vitória do candidato tucano (44% a 33%).
Um total de 30% dos entrevistados disseram que não votariam em Ana Paula Lima. Este foi o maior índice de rejeição entre os quatro candidatos. Em seguida, aparecem Osni Wagner (PSOL) e Jean Kuhlmann (PSD) empatados com 29%. Por fim, 12% dos entrevistados pelo Ibope disseram que não votaria em Napoleão Bernardes.