A um ano das eleições de 2014 e com a maior parte do eleitorado demonstrando desinteresse pelas disputas políticas, o governador Raimundo Colombo (PSD) lidera as intenções de voto na pesquisa Ibope. Ele aparece na frente em todos os cenários apresentados pelo instituto, que ouviu 812 pessoas entre 29 de setembro e 2 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Ibope, 69% dos eleitores estão pouco ou nada interessados nas eleições de 2014. O número se reflete nas intenções de votos brancos e nulos e de eleitores indecisos e nas altas taxas de rejeição.
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentadas opções aos eleitores entrevistados, apenas três nomes pontuam: o governador Raimundo Colombo, a ex-deputada federal Angela Amin (PP) e a ministra Ideli Salvatti (PT). O trio protagonizou a eleição de 2010, vencida por Colombo em primeiro turno.
Além da pesquisa espontânea, o Ibope apresentou seis possíveis cenários para o governo do Estado. Em todos, Colombo aparece na frente. Quem mais se aproxima do governador é a pepista Angela Amin.
No confronto entre Colombo e Angela fica fortemente delimitada a região de preferência dos eleitores. O governador tem entre 35% e 37% da preferência dos entrevistados do interior do Estado e cai para 4% e 5% em Florianópolis. O resultado é oposto ao da ex-deputada do PP, que foi prefeita da Capital e teria na cidade 34% e 36% das intenções de voto contra 14% e 15% no interior.
Continua depois da publicidade
Alternativa do PP na disputa ao governo, o deputado Joares Ponticelli tem índices entre 1% e 2%. O senador Paulo Bauer (PSDB) fica em terceiro lugar nos cenários com Angela e em segundo nos demais. O deputado Décio Lima (PT) e o ex-deputado Cláudio Vignatti (PT) aparecem sempre com 2%. O ex-prefeito de Florianópolis Dário Berger (PMDB) tem 3% e 4%.
Diante das indefinições de candidaturas e pré-candidatos para a disputa do próximo ano, não foram apresentados aos eleitores cenários de segundo turno.