A 16 dias do primeiro turno das eleições, o Ibope aponta três candidatos a governador embolados na disputa para ir para o segundo turno em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Na pesquisa contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta sexta-feira, Mauro Mariani, do MDB, aparece com 21 por cento. Gelson Merísio, do PSD, tem 18 por cento, e Décio Lima, do PT, 17 por cento.

A diferença entre os três candidatos está dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Comandante Moisés, do PSL, aparece em quarto lugar com quatro por cento.

Angelo Castro, do PCO, tem dois por cento. No entanto, ele teve a candidatura impugnada e foi impedido de fazer campanha pelo TRE. O julgamento ocorreu depois do registro desta pesquisa. Ele recorreu com embargos declaratórios e aguarda julgamento, por isso decidimos exibir seu nome.

Continua depois da publicidade

Quatro candidatos aparecem empatados com um por cento: Ingrid Assis, do PSTU; Jessé Pereira, do Patriota; Leonel Camasão, do PSOL, e Rogério Portanova, da Rede.

Brancos e nulos somam 16 por cento. Não sabem ou não responderam, 19 por cento.

Esses números são da pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao pesquisado.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 17 de agosto, Merísio subiu 12 pontos percentuais, e Mariani cresceu 10 pontos percentuais. Décio subiu um ponto, o que está dentro da margem de erro.

O Ibope também testou três cenários de segundo turno:

Numa disputa entre Mauro Mariani e Gelson Merísio, Mariani tem 31 por cento, e Merísio, 28 por cento. O resultado está dentro da margem de erro.

Continua depois da publicidade

Entre Mauro Mariani e Décio Lima, o candidato do MDB tem 34 por cento, contra 28 por cento do petista, no limite da margem de erro.

Entre Gelson Merísio e Decio Lima, Merísio tem 31 por cento, contra 28 por cento de Décio, resultado dentro da margem de erro.

O levantamento foi realizado entre 18 e 20 de setembro. O Ibope entrevistou 812 eleitores em 47 municípios.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e tem o nível de confiança de 95%, isso quer dizer que a chance de a pesquisa retratar a realidade deste momento é de NOVENTA E CINCO por cento.

Continua depois da publicidade

A pesquisa foi registrada no TRE com o protocolo SC 05212/2018 e no TSE com o protocolo BR 06196/2018.