Nova pesquisa Ibope para a Presidência da República mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) numericamente à frente de Dilma Rousseff (PT) na disputa do segundo turno, mas empatados tecnicamente dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O senador aparece com 45% dos votos totais – um ponto percentual a menos do que o levantamento realizado na semana passada -, enquanto a petista tem 43% – também um ponto abaixo em relação à última rodada.

Continua depois da publicidade

Datafolha: Aécio tem 45%, e Dilma, 43% dos votos totais

Segundo o instituto, brancos e nulos subiram um ponto, passando de 6% para 7%, e 5% não souberam ou não responderam – um ponto a mais do que a pesquisa anterior. Quando contabilizados apenas os votos válidos (excluídos brancos e nulos), Aécio chega a 51%, e Dilma, a 49% – os mesmos índices da última rodada.

Aécio e Dilma trocam acusações no primeiro debate

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias sobre as Eleições 2014

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 204 municípios entre os dias 12 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% (o que significa que, em 100 pesquisas com a mesma metodologia, os resultados ficam dentro da margem de erro em 95 deles). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01097/2014.

A pesquisa do Datafolha divulgada na tarde de quarta-feira também mostra um empate técnico entre Aécio, com 45% dos votos totais, e Dilma, com 43%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos. Na pesquisa anterior, realizada nos dias 8 e 9 de outubro, Aécio e Dilma apareciam com 46% e 44%, respectivamente.