A divisão japonesa da IBM planeja demitir no final deste ano mil funcionários fixos, cerca de 6% dos trabalhadores deste tipo, após a queda das vendas entre julho e setembro, informa nesta quarta-feira o diário econômico “Nikkei”.
Continua depois da publicidade
A multinacional aumentou seu lucro líquido em 20% entre julho e setembro, mas durante esse mesmo período a divisão japonesa da companhia reduziu suas vendas pelo terceiro trimestre consecutivo, em comparação com o ano passado.
A IBM anunciou em outubro que planejava destinar cerca de US$ 100 milhões para reestruturar a divisão japonesa da companhia, segundo o “Nikkei”.
A multinacional tentará usar um programa de demissão voluntária para reduzir em cerca de mil seu quadro atual no Japão, que é de 16 mil trabalhadores.
Além disso, a IBM pretende acelerar seus planos de expansão de negócios destinados a captar clientela de pequenas e médias empresas.
Continua depois da publicidade
Vários fabricantes japoneses da indústria eletrônica, como Toshiba e Sharp, já decidiram rescindir os contratos de alguns de seus trabalhadores temporários.
Outras companhias japonesas começaram a reestruturar seus quadros de funcionários devido à incerteza sobre o alcance dos efeitos da crise econômica global.
Entenda a crise: