Ibirama, no Alto Vale do Itajaí decidiu antecipar a vacinação dos professores contra a gripe e recebeu uma notificação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, a Dive. Os trabalhadores da educação até fazem parte da campanha, mas não neste momento.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp
Nesta primeira etapa apenas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres que tiveram bebê recentemente, povos indígenas e funcionários da saúde estão contemplados.
Após perceber que 258 professores foram vacinados contra a influenza até o começo desta semana em Ibirama, a Dive enviou nesta terça-feira (20) uma notificação e pediu esclarecimentos à prefeitura.
No documento, a diretoria ressalta que os municípios não podem alterar a ordem estipulada pelo Ministério da Saúde. Nela consta que professores do ensino básico e superior estão na segunda etapa, que ocorre entre 11 de maio e 8 de junho.
Continua depois da publicidade
“Isto posto, a Secretaria de Estado da Saúde notifica o município de Ibirama para que esclareça imediatamente o ocorrido no prazo de 24h, sob pena de que novas doses somente sejam disponibilizadas para o município após a comprovação formal do cumprimento integral dos critérios de priorização conforme definidos pelos Plano Nacional e Estadual de Imunização”, solicitou.
À NSC TV o coordenador da Vigilância em Saúde de Ibirama, Rafael Reinicke, explicou que houve um erro de interpretação dos critérios por parte do município e que encaminhará a resposta à Dive dentro do prazo.
— Interrompemos a vacinação dos professores tão logo fomos comunicados. De qualquer forma, os grupos (da primeira fase) estão sendo vacinados — garantiu.
A procura pela vacina pelo público-alvo, acrescentou Reinicke, tem sido significativa. De acordo com a Dive, o cronograma de entrega de doses será gradual, por isso é importante que a ordem de prioridade seja cumprida rigorosamente.
Continua depois da publicidade