As vendas do comércio varejista no Brasil cresceram 0,2% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na comparação com abril do ano passado, as vendas do varejo aumentaram 8,7%. De janeiro a abril deste ano (primeiro quadrimestre), o comércio acumula uma expansão nas vendas de 11% ante igual período de 2007 e em 12 meses, de 10,3%.

Continua depois da publicidade

Veículos e motos tiveram maior alta

Entre os segmentos do varejo pesquisados pelo IBGE, a maior variação nas vendas em abril ante março foi apurada em veículos e motos, partes e peças (2,7%), seguido de equipamentos de informática (2%).

Na comparação com abril de 2007, o maior aumento também foi apurado em veículos e motos (29,2%), seguido por móveis e eletrodomésticos (27,8%).

Por outro lado, o pior desempenho foi apurado em outros artigos de uso pessoal e doméstico (que inclui lojas de departamento e teve variação de -1%).

Continua depois da publicidade

Na comparação com abril do ano passado, a menor variação ocorreu no segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%).