O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terminou, nesta terça-feira (28), a coleta domiciliar de informações para o Censo 2022. Nesta quarta (1º), o instituto já iniciou uma nova etapa do processo, chamada de apuração. A previsão do órgão é que a divulgação dos primeiros resultados do Censo seja feita no final de abril.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Durante a coleta, 189.261.144 pessoas foram recenseadas no Brasil (91%), levando em conta a prévia da população divulgada em 28 de dezembro de 2022. Em Santa Catarina, foram 7.165.031 recenseados, 92,3% da prévia.
Na fase de apuração do Censo, o IBGE realiza os trabalhos de análise dos dados por meio do Comitê de Fechamento do Censo (CFC). São feitos processos de checagem, verificação e refinamento da coleta.
Mega-Sena tem números sorteados no concurso 2569
Continua depois da publicidade
Por isso, a etapa atual ainda exige o retorno de alguns profissionais, como recenseadores ou supervisores, aos domicílios de brasileiros, além de verificações específicas em setores censitários e municípios selecionados.
Pesquisa de Pós-Enumeração ainda continua
A Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), outra etapa do Censo, ainda continua. Ela tem o objetivo de fornecer recursos para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta da operação censitária. A PPE contempla uma amostra de cerca de 1,5% dos setores censitários para verificar se ocorrem e onde ocorrem imprecisões.
Mensageiro do Propinoduto do Lixo usou 12 números de celular e evitava Whatsapp, diz investigação
Ainda conforme o IBGE, possíveis falhas na cobertura e na qualidade das informações declaradas pelos moradores são fenômenos comuns em censos demográficos. O instituto explica que esses levantamentos de informações são operações complexas, sujeitas a imprecisões que precisam ser conferidas e corrigidas.
Por isso, a PPE auxilia na transparência do Censo e ainda pode ser usada para identificar áreas que podem exigir maior atenção em pesquisas futuras.
Continua depois da publicidade
Leia também
Enfraquecimento do La Niña e dias mais quentes: como será o outono em SC
Família de Antonieta de Barros contesta medalha para deputada antifeminista em Florianópolis
Corregedor diz que foi pressionado a absolver chefe de inteligência da Receita sob Bolsonaro