O IBGE abriu nesta quinta-feira (25) as inscrições para novas vagas no estado para Recenseador, Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Superior (ACS). Em Santa Catarina são 1.037 vagas.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo Arlaine Lenzi, coordenadora de área do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, as vagas não estavam prevista e é uma nova necessidade de demanda, principalmente pela rotatividade de pessoas.
– Elas são uma nova necessidade. Há uma rotatividade alta, em função do trabalho bem específico e esse é um novo processo que a gente sentiu necessidade de fazer e ainda haverá um treinamento grande em setembro – disse em entrevista à CBN Joinville durante o programa #CBN desta sexta-feira (26).
A coordenadora também destacou que na região de Joinville já foram coletados dados de 30% dos domicílios.
Continua depois da publicidade
– Está dentro da expectativa, sendo que ainda temos três meses de coleta e precisamos voltar nas casas em que não havia ninguém – falou Arlaine.
As vagas para Recenseador se distribuem por 186 dos 295 municípios do Estado, e as vagas para os dois tipos de agentes censitários, por um total de 87 municípios. A seleção é gratuita e sem provas. As vagas são para trabalhar até o final de outubro na operação censitária.
Para Recenseador são 922 vagas disponíveis em todo o estado. Em Joinville são 157; em Araquari, 16; e em São Francisco do Sul, 15. No caso dos agentes censitários, Santa Catarina tem 115 vagas.
As inscrições vão até segunda-feira, 29 de agosto. São gratuitas e devem ser feitas presencialmente, não podendo ser realizadas no sábado (27) e no domingo (28).
Continua depois da publicidade
Em Joinville as inscrições devem ser feitas presencialmente na sede do IBGE, que fica na Rua Max Colin, 1289. Em São Francisco do Sul, no Shopping São Francisco, bairro centro. Em Garuva devem ser feitas na Associação Comercial de Garuva, bairro centro e em Araquari, no Núcleo da Cultura, bairro Itinga.
Salário
O Recenseador recebe por produção. O IBGE tem um simulador online que estima o salário com base no município de atuação e nas horas semanais trabalhadas, que são flexíveis. O trabalho está previsto para durar até 31 de outubro, período de coleta do Censo.
*Com informações da assessoria do IBGE
Ouça a entrevista completa com Arlaine Lenzi no #CBN desta sexta-feira (26):