O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Santa Catarina fez fiscalizações nas praias do Morro das Pedras, Campeche e Armação, em Florianópolis, nesta segunda-feira (22). As ações buscavam monitorar a aproximação ilegal de embarcações das baleias francas e ocorreram em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A fiscalização foi motivada por denúncias com imagens que mostravam embarcações com turistas se aproximando ilegalmente das baleias nas regiões do Estado, segundo o Ibama.
Agora, as imagens estão sendo analisadas e, caso haja comprovação de perturbação das baleias, os responsáveis responderão criminalmente.
Espécie ameaçada
As baleias francas vêm ao litoral de Santa Catarina para ter e cuidar dos filhotes, de acordo com o analista ambiental do Ibama, Leandro Aranha.
Continua depois da publicidade
— Qualquer perturbação desse momento pode trazer riscos, principalmente aos filhotes. É uma espécie ameaçada de extinção e o litoral catarinense é primordial para a recuperação da população de baleias francas — explica.
As fiscalizações duraram a tarde inteira, com auxílio de binóculos e drones, mas não houve ocorrências.
Ainda segundo Leandro, caso alguma embarcação se aproxime intencionalmente com motor ligado a menos de 100 metros dos animais, o responsável será multado e responderá criminalmente.
As fiscalizações devem continuar ao longo da semana.
*Sob supervisão de Jean Laurindo
Leia também
Sócio do ex-BBB Nego Di é preso escondido no litoral de SC
Artistas reconhecidos pela arte do grafite em Joinville pintam novo mural com uso de IA