O Ibama divulgou na última terça-feira a apreensão de 430 quilos de mercúrio e a suspensão das atividades de uma empresa do setor químico de Joinville. A unidade seria responsável pela importação irregular do produto.
Continua depois da publicidade
Segundo a investigação do órgão, o mercúrio apreendido abasteceria garimpos ilegais na Amazônia. Nos últimos três anos, o grupo teria comercializado quase sete toneladas de mercúrio. A empresa seria a maior importadora do produto do País.
A investigação do Ibama apontou que a importadora simulava a venda de produtos para uma empresa que seria do Mato Grosso. Porém, no endereço funcionaria uma mercearia.
Os donos do estabelecimento foram multados em R$ 1,5 milhão por repassar informações falsas e venda ilegal. O caso foi encaminhado ao Ministério Público Federal e a Polícia Federal. Não há informações sobre prisões realizadas na cidade.
O Ibama divulgou que a empresa multada foi a Quimidrol, que importa produtos químicos e farmacêuticos. A empresa disse que vai aguardar a análise jurídica para depois se manifestar sobre o caso.
Continua depois da publicidade