Muito mais do que arrancar sorrisos e gerar entretenimento para as pessoas, os projetos culturais têm o potencial de inspirar, conectar e transformar, tanto quem assiste quanto quem performa. Eles são importantes reforços da identidade de uma região, permitindo construir memórias positivas nas pessoas. Por isso, muitas empresas optam por fazer investimentos neste tipo de ação, para poder manter um vínculo afetivo, social e econômico com seus consumidores.
Continua depois da publicidade
Uma pesquisa feita pelo Observatório da Economia Criativa (OBEC) entrevistou os profissionais do mercado artístico para entender a importância das leis de incentivo à cultura na continuidade do trabalho desenvolvido por eles. O resultado foi que 89% deles avaliou como positiva a participação de empresas com investimentos através da lei, enquanto 54% afirmam que não conseguem continuar suas atividades sem este investimento. Por isso, muitas empresas optam pelo patrocínio cultural para manter esse vínculo ativo na sociedade.
Um desses exemplos é a Ibagy, que está consolidada como a imobiliária mais lembrada e tradicional de Florianópolis e possui entre seus valores a prioridade em estabelecer conexões reais com os clientes. Por isso, a empresa focou, durante o ano de 2023, em contribuir com uma vasta gama de projetos culturais que mantêm vivas as tradições de Florianópolis e têm uma conexão com os moradores da cidade. São eles: Orquestra de Baterias, ConfraIlha Blues, Maratona Cultural, Exposições Instituto Marcelo Collaço Paulo, Cultura Mané, Floripa Night Race entre outros.

Parceria que resulta em incentivo
Ao apostar em projetos culturais, a Ibagy consegue contribuir para criar uma identidade sólida, e em troca, estabelecer uma imagem positiva junto à sociedade. Por apostar nessas ações, contribui para o enriquecimento da cultura local, mas também, está cada vez mais próxima de seus clientes e parceiros. Para as instituições patrocinadas, o resultado é a continuidade das ações, para que cada vez mais pessoas sejam atingidas pela música, arte e entretenimento.
A presidente do Instituto Maratona Cultural, que também é responsável por organizar a Orquestra de Baterias, Paula Borges, reforça que poder contar com parcerias como a Ibagy é um benefício que contribui para fortalecer o projeto.
Continua depois da publicidade
— Orquestra de Baterias e Maratona Cultural são eventos já consagrados em nosso estado, mas que não seriam viabilizados se não fosse o incentivo de empresas como a Ibagy. Acreditamos no poder transformador da arte, cultura e educação, e com certeza, estarmos conectados a Ibagy fortalece ainda mais o nosso propósito em tornar os eventos culturais ainda mais acessíveis — comenta a presidente.
Já Francine Goudel, pesquisadora e curadora do Instituto Collaço Paulo, comenta que a marca foi a primeira apoiadora dos projetos educacionais desenvolvidos na instituição. Em um ano de projeto, a Ibagy contribuiu para o desenvolvimento de todas as ações oferecidas de forma totalmente gratuita ao público.
— A Ibagy apoia a execução direta das mostras organizadas pelo Instituto, bem como as ações do Núcleo Educativo, que envolvem o financiamento de transporte para turmas escolares da rede municipal visitarem as exposições e realizarem práticas na sede, a confecção e disponibilização de materiais educativos de apoio, encontros de formação com professores, e outras diversas ações — pontua Francine.
Proximidade é posicionamento da Ibagy
O Gerente de Marketing e Pré-vendas da Ibagy, Victor Ibagy, comenta que contribuir com ações culturais e filantrópicas sempre foi um dos grandes ideais da empresa. Embora esse tipo de investimento tenha sido desenvolvido pela empresa desde a fundação em 1970, em 2023 foi o ano de intensificar esses investimentos e estar cada vez mais presente na rotina dos moradores de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
— O propósito dessa ação é poder, cada vez mais, levar cultura para as pessoas, fortalecendo cada vez mais a identificação que a marca e a cidade tem. A Ibagy entende que ao apoiar e patrocinar essas ações, temos um reconhecimento do público entre as empresas que mais investem e retornam para a cidade. Nascemos e crescemos em Florianópolis, e por isso, torcemos e apoiamos a cidade para que ela se desenvolva cada vez mais. Esse crescimento é benéfico tanto para a nossa empresa, quanto para todas que estão aqui presentes — explica Victor.
Para fazer os investimentos, a Ibagy foca em estar presente em eventos que têm sinergia com o público-alvo da empresa e que conversam com a cultura e identidade de Florianópolis. Assim, a empresa acredita que consegue gerar um impacto positivo para todos os envolvidos: seja para quem é impactado pela cultura, quanto para os profissionais, que têm seus trabalhos valorizados por meio destes incentivos.
Em 2024, de acordo com Victor, a expectativa da Ibagy é de continuar com os patrocínios culturais de forma frequente e prioritária. Inclusive, a intenção é intensificar as ações e estar cada vez mais presente no cotidiano dos florianopolitanos.