A Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) manteve nesta quinta-feia a suspensão de todas as competições da Rússia, envolvida em um vasto esquema de doping estatal, anunciou a entidade.
Continua depois da publicidade
A decisão foi tomada por unanimidade pelo conselho mundial da Iaaf e mantém as sanções impostas em novembro de 2015 e prolongadas em junho de 2016, o que havia proibido a participação de atletas russos nos Jogos Olímpicos do Rio.
A Federação Russa de Atletismo (Rusaf) “fez esforços desde junho 2016”, afirmou o norueguês Rune Andersen, presidente da força-tarefa que estudou o caso russo, mas o país precisa provar que os exames antidoping são realizados de maneira “autônoma”, “sem interferência externa”.
Esta força-tarefa viajará à Rússia em janeiro para obter respostas sobre o relatório McLaren, que acusou a Rússia de esquema de doping estatal. A segunda parte do relatório está prevista para ser divulgada em 9 de dezembro, em Londres. Em seguida, um relatório será enviado ao conselho da Iaaf, explicou Andersen.
As autoridades russas tentaram, em vão, dar sinais de boa vontade e de cooperação nos últimos dias. Em 22 de novembro, o presidente Vladimir Putin sancionou lei que prevê a prisão de técnicos e médicos que teriam pressionado atletas a se doparem.
Continua depois da publicidade
lp-kn/fbr/agu/am