A Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês) manifestou nesta segunda, dia 8, seu apoio à proposta dos Estados Unidos para suspender pelo resto da vida atletas que tiverem exames positivos para esteróides.

Continua depois da publicidade

– Isso certamente é um sinal positivo e indica um desejo de mostrar ao mundo que eles querem o esporte limpo – afirmou o secretário-geral da Iaaf, Istvan Gyulai.

A Federação Norte-Americana de Atletismo (Usatf, na sigla em inglês), muito criticada após uma série de controvérsias por casos de doping, concordou em sua reunião anual neste domingo, dia 7, com a suspensão perpétua. Entretanto, a decisão foi imediatamente proclamada não-exequível pelo presidente da Agência Mundial Antidoping, Dick Pound.

– (O chefe-executivo da Usatf) Craig Masback é um advogado muito bom e sabe perfeitamente que isso não é exequível – disse Pound à agência de notícias Reuters.

Gyunlai concordou que seria difícil impor suspensões perpétuas em alguns países. Depois de vários julgamentos, o congresso da Iaaf em 1997 reduziu pela metade a suspensão de quatro anos para algumas drogas.

Continua depois da publicidade