Reunindo 272 participantes na categoria masculina e 64 na feminina, o Honda US Open of Surfing comprovou ser mais uma vez o maior campeonato de surfe do mundo. As duas competições são válidas pelo World Qualifying Series (WQS) – divisão de acesso do circuito mundial – e têm nível máximo seis estrelas, com a vitória valendo 2.500 pontos nos rankings que vão completar as elites mundiais do World Championship Tour (WCT) masculino e feminino em 2005.

Continua depois da publicidade

As disputas foram iniciadas no sábado passado com surfistas de 19 países e terminam neste domingo, dia 1º de agosto, em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos. O Brasil formou o terceiro maior esquadrão estrangeiro, com 28 atletas nas duas categorias.

Na feminina, eram apenas duas e a catarinense Jacqueline Silva já garantiu vaga nas quartas-de-final. Já na maratona da masculina, na quinta foram realizadas as oito primeiras baterias da sétima e última fase das triagens, com o paraibano Fábio Gouveia e o paulista Renan Rocha avançando para enfrentar os cabeças-de-chave no evento principal. Dos 26 brasileiros inscritos, 15 ainda continuam na disputa do título, sendo que 11 ainda nem estrearam no maior palco de competições nos Estados Unidos.