Os 25 anos de carreira do humorista catarinense João Kuiudo será comemorado com um show neste sábado, a partir das 20h, no Lang Palace Hotel. Haverá homenagem, participação de músicos amigos do artista e, um repertório de 45 minutos de piadas.
Continua depois da publicidade
Além de piadas novas, onde o personagem se adapta, ou não, ao mundo tecnológico, também serão repetidas as Top Five, ou seja, as cinco piadas que nunca saíram do show nesses 25 anos.
João Carlos Fortes trabalhava como radialista e bancário, mas gostava muito de contar piadas. No tempo que era atleta do tênis-de-mesa e disputava os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), passava as viagens contando histórias e fazendo imitações.
Certa vez, em Pinhalzinho, não veio o violinista que faria o show num estabelecimento e ele entreteve a plateia durante uma hora. Quando perguntaram se não tocaria uma música, como estava previsto com o artista original, respondeu.
– O que me dá tristeza é ter um violão tão bonito e não saber tocar – disse, dando a entender que era o artista que não veio.
Continua depois da publicidade
Até que, com o incentivo de amigos, resolveram criar um personagem. A inspiração veio de uma música de Jayme Caetano Braun e Luiz Marenco: “Retrato do João Cuiudo”.
– Fui o primeiro humorista de bota e bombacha – lembra Fortes.
O primeiro show aconteceu no Bar Moinhos, já inexistente, em Chapecó. A apresentação era um misto de show, teatro e novelas de rádio, com contrarregra e efeitos especiais. Inicialmente se chamavam João Kuiudo e o grupo Rebordosa, inspirado no grupo João Kadela e o grupo Kanil.
Naquela apresentação um gaúcho ia de cavalo até os Estados Unidos para participar de uma missão a Marte.
– O João Kuiudo é um gaúcho que tem que se virar em várias situações, na política, em Buenos Aires, nos relacionamentos, sempre de uma maneira engraçada, sem nunca dizer palavrão – explicou Fortes.
Continua depois da publicidade
Nesses 25 anos ele calcula que cerca de 1,5 milhão de pessoas já viram o show. Ele fez apresentações para cerca de 30 mil pessoas em rodeios no tempo que morou no Mato Grosso. Já participou de programas no Multishow, Rádio Globo e esteve na comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, em Porto Seguro.
São 11 CDs gravados, dois DVDs, três livros, duas revistas infantis além de participação em diversos programas. Neste ano ele deve lançar o décimo segundo CD, para comemorar os 25 anos.
O ingresso para o show de hoje custa R$ 30 antecipado, no Bolicho do Gaudério e postos e supermercados da Cooperalfa. No local do show sobe para R$ 40.