O romance entre o sol e a chuva – impossível aos olhos de Cecília Meireles, mas não para o multiartista Humberto Soares – será lançado neste sábado, às 15 horas, nas páginas do livro-imagem Cidade da Chuva. Humberto é um dos dez autores locais que vão apresentar obras recém-publicadas na 12ª Feira do Livro de Joinville, instalada no Expocentro Edmundo Doubrawa até o dia 19 de abril.

Continua depois da publicidade

O nome da obra parece bem familiar para quem vive na cidade conhecida pela garoa contínua. E foi justamente neste incômodo para algumas pessoas que Humberto se inspirou para escrever sua primeira história, em 1997, quando se mudou para Joinville e começou a conquistar espaço como contador de histórias.

– Tinha também um poema da Cecília Meireles que dizia “ou se tem sol, ou se tem chuva”. Achei que este encontro poderia, sim, ser possível – diz ele.

O enredo de Cidade da Chuva entrou para o primeiro repertório de Humberto, que começou a contar histórias a partir do personagem Magum, até criar o Tatuí, o Príncipe dos Palmitos, um menino que ama a natureza.

Continua depois da publicidade

:: Confira a programação completa

O romance possível para o artista ganhou uma canção da cantora joinvilense Ana Paula da Silva e entrou para o show e o livro-CD Contos em Cantos (2008), uma parceria entre Ana Paula e Humberto. Neste livro-imagem, o artista incluiu a partitura para violão da canção presenteada.

Sem uma única palavra, nem mesmo onomatopeias, Humberto oferece ao leitor uma viagem por meio de imagens. Os desenhos criados a lápis, aquarela e tinta acrílica são um convite para a imaginação de crianças e – por que não? – de adultos.

– Nem sempre a palavra consegue dar conta de toda a história – defende o autor.

Cidade da Chuva é o segundo livro do artista. Ele também publicou o Tatuí – O Príncipe dos Palmitos, em 2012.

Continua depois da publicidade

A capa da nova obra vira um pôster com os protagonistas da história, o Sol e a Chuva. A publicação tem patrocínio do mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (Simdec) de 2013.

Para crianças e adultos

A programação de fim de semana também inclui apresentações artísticas para todos os público. A banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville abre o palco da Feira do Livro neste sábado, às 11 horas, com música instrumental. A cantora e escritora Bia Bedran também faz o último pocket show infantil dela no evento, às 10 horas, no Teatro Juarez Machado.

O ator Luiz Melo é outro destaque desta edição a subir ao palco neste sábado. Ele fará a leitura dramática do poema Navio Negreiro, de Castro Alves. Os últimos personagens dele na TV foram Dimas, na novela Amor Eterno Amor (2012), e Atílio, de Amor à Vida (2013).

Continua depois da publicidade