A informação de que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pode se tratar do câncer no Brasil ganhou mais força nesta sexta-feira. O venezuelano deve viajar ao país neste fim de semana para se reunir com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, segundo divulgou o jornalista Nelson Bocaranda, da Venezuela, em sua conta do Twitter hoje.
Continua depois da publicidade
Na agenda de Chávez também estaria um encontro com a presidente Dilma Rousseff. Conforme Bocaranda, um avião do governo local partiu nas primeiras horas desta sexta-feira a São Paulo com uma equipe de segurança para preparar a chegada do presidente venezuelano ao hospital e a “um hotel”.
Desde o início do tratamento de Chávez em Cuba, ainda no ano passado, Dilma e o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva lhe ofertaram que fizesse o tratamento no Brasil, a exemplo do presidente do Paraguai, Fernando Lugo.
Ele teria rejeitado as normas de transparência de informações do hospital e feito exigências consideradas inaceitáveis, como fechar andares da instituição e revistar os visitantes.
Continua depois da publicidade
No entanto, nesta semana, depois do retorno de Cuba, onde realizou a segunda sessão de quimioterapia, a possibilidade teria voltado a ser cogitada pelo presidente venezuelano.
O hospital Sírio-Libanês nega a informação. Na quinta-feira, ao jornal O Globo, a assessoria de Lula também informou desconhecer a vinda de Chávez ao Brasil.