Lançado em 24 de abril de 1990, o Hubble Space Telescope completa 25 anos nesta sexta-feira (24). Ele chegou ao espaço levado pela nave Discovery — e ganhou nome em homenagem ao cientista americano Edwin Powell Hubble, que revolucionou a astronomia ao constatar que o universo estava em expansão.

Continua depois da publicidade

As imagens registradas pelo fotógrafo mais famoso do universo provocam fascínio. E as bodas de prata do telescópio rendem homenagens no mundo todo.

— O Hubble mudou completamente a nossa visão do universo, revelando a verdadeira beleza e riqueza do cosmos — disse o astronauta John Grunsfeld em entrevista ao site da Nasa.

A agência espacial americana selecionou uma imagem especial para celebrar um quarto de século do Hubble.

Trata-se do aglomerado gigante de cerca de 3.000 estrelas “Westerlund 2“, nome em referência ao astrônomo sueco Bengt Westerlund, que descobriu o agrupamento na década de 1960.

Continua depois da publicidade

— Esta vista de fogos de artifício estrelados e gás brilhante é uma imagem apropriada para a nossa celebração de 25 anos de incrível ciência do Hubble — concluiu o astronauta John Grunsfeld.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a imagem histórica

Prazo de validade

Chega a ser triste pensar que o telescópio Hubble vai parar de funcionar. A previsão é que isso vá orrer depois de 2020. O professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Roberto Costa, explica que o funcionamento do Hubble deve ser interrompido como ocorre com qualquer equipamento eletrônico.

E como ele já está muito longe, não seria mais possível enviar uma missão humana para fazer reparos.

Os registros do Hubble, porém, são inúmeros — e não serão perdidos. Separamos uma lista de links para você navegar e ficar por dentro de todo o legado que o telescópio já deixou para o mundo da astronomia.

São vídeos e fotos incríveis

– Acesse aqui o Flickr do Hubble

– Galeria de fotos do site oficial do Hubble

– Galeria de vídeos do Hubble

– Página multimídia da Nasa sobre a missão do Hubble

Vídeo de comemoração da Nasa

Por fim, vale destacar que o Hubble já foi visto a olho nu no Sul do Brasil. Isso mesmo! O jornal Zero hora, por exemplo, registrou que quem esteve em Porto Alegre de 2 a 10 de maio foi capaz de assistir à passagem desse astro entre 5h e 6h15min.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

James Webb: saiba tudo sobre o telescópio que vai revolucionar astronomia

Telescópio Hubble bate recorde e detecta estrela mais distante já vista

Nasa lança com sucesso supertelescópio James Webb; veja fotos