A partir desta quinta-feira (16), 12 profissionais devem começar a trabalhar no Hospital Universitário (HU-UFSC). Eles foram convocados após processo seletivo emergencial da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para o enfrentamento à Covid-19. São seis médicos intensivistas, cinco fisioterapeutas e um enfermeiro intensivista que atuarão durante a pandemia.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, leia mais sobre o coronavírus

Os aprovados foram convocados para entregar a documentação nesta quarta (15). Com tudo certo, eles realizam os exames admissionais e começam a trabalhar nesta quinta. O efetivo atual da unidade é de aproximadamente 600 colaboradores.

De acordo com a superintendente do hospital, Maria de Lourdes Rovaris, o HU vai reativar 25 leitos de clínica medica em um ala, que foi desativada em 2015, no atendimento aos casos do novo coronavírus. Na UTI, são 20 leitos – 10 separados para atendimento à Covid-19.

— O que eu posso dizer é que o número de casos ainda é bastante pequeno e, por conta disso, a liberação de pessoal está acompanhando essa demanda local — explicou.

Continua depois da publicidade

Somando os 28 hospitais administrados pela Ebserh, 840 profissionais foram aprovados no processo seletivo emergencial para reforçar as equipes médicas e assistenciais da rede.

​> Painel do Coronavírus: veja dados atualizados das cidades de Santa Catarina