O Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU) vai restringir o atendimento pediátrico, em Florianópolis, a partir de segunda-feira (15). Conforme informou a unidade em nota, as consultas vão funcionar apenas para transferência externa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp
A decisão ocorre devido à sobrecarga do Hospital Infantil Joana de Gusmão, que está com 100% de ocupação. A instituição não informou se há prazo para a normalização dos atendimentos.
Ainda de acordo com o HU, a unidade vai ampliar o número de leitos de urgência infantil em 30, o dobro do número atual.
“A partir do dia 15 de maio de 2023, o pronto-atendimento em pediatria atenderá apenas os casos encaminhados pela rede de Regulação. Os atendimentos a demandas espontâneas, também conhecidos pelo sistema porta-aberta, estarão interrompidos”, informou o hospital em nota.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Estado da Saúde informou, também em nota, que está desenvolvendo “ações para ampliar os atendimentos pediátricos no Estado” e, por isso, foi feito o acordo entre os dois hospitais.
“Este acordo ocorre devido à alta demanda de atendimentos na emergência do HIJG e das dificuldades de recompor o quadro de médicos pediatras para manter o serviço de emergência. Sendo assim, os hospitais trabalharão de forma conjunta”, disse.
Leia também
Após filas na emergência, Saúde de SC abre 30 leitos pediátricos em Florianópolis
Hospital Infantil de Florianópolis vai ampliar em 30% a capacidade da emergência em até 90 dias
Florianópolis, Biguaçu e Palhoça oferecem vacina bivalente para maiores de 18 anos