O Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, reabriu a emergência pediátrica, nesta quinta-feira (15), após cinco dias de suspensão nos atendimentos. Os serviços foram interrompidos por falta de médicos depois de uma série de desligamentos.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo a direção da unidade, desde abril, 13 profissionais deixaram a função. Apenas um médico pediatra estava responsável pelo atendimento mensal de 2 mil pacientes e, por esse motivo, a emergência precisou ser fechada.

O problema foi resolvido de forma parcial e a partir desta quinta-feira mais um profissional integra o quadro atual de funcionários. Apesar de as reposições dos 13 médicos seguirem em curso, outras medidas foram instituidas para que o funcionamento voltasse nesta quinta-feira. 

Novos profissionais foram chamados via concurso público realizado em 2019. No entanto, os trâmites para assumir as vagas preveem um período de execução. Enquanto isso, a unidade fazo pagamento de horas extras para os profissionais que se disponibilizam e o remanejamento de médicos de outros pontos de cuidado.

Continua depois da publicidade

SC vive crise na pediatria 

A pediatria tem sido um dos maiores obstáculos da saúde pública de Santa Catarina. Isso porque, o Estado tem enfrentado dificuldades em encontrar profissionais no mercado e a alta demanda dos atendimentos gera atrasos e filas nos hospitais.

Crise expõe escassez de pediatras em SC e especialistas listam desafios na saúde

A situação, segundo especialistas, acontece por uma sobrecarga no trabalho dos profissionais e uma remuneração não condizente com a demanda.

Leia também

SC quer ajudar hospital federal em Florianópolis a manter serviços abertos

Renato Igor: Faltam pediatras na rede pública em SC; entenda

Hospital Universitário não terá mais “porta aberta” para grávidas em Florianópolis