A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou ter obtido compromisso de urgência na contratação de 14 médicos em caráter emergencial para o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC). A promessa foi feita ao reitor da instituição, Irineu Manoel de Souza, em ida dele a Brasília para tratar da unidade, que teve parte dos atendimentos suspensos por falta de profissionais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Souza recebeu o compromisso sobre a iniciativa do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo de Jesus Ferreira. A entidade se trata de uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação que gere os hospitais universitários federais do país, caso da unidade da UFSC em Florianópolis.
Foi prometido também, conforme anúncio da universidade catarinense, maior repasse de verbas do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) para o HU-UFSC ainda neste ano.
A unidade na capital do Estado precisou suspender atendimentos da ala pediátrica emergencial no último dia 10 devido à falta de médicos, por seguidos desligamentos. Antes disso, o HU anunciou que deixaria de ter regime de porta aberta para atender gestantes, acolhendo apenas as que chegassem encaminhadas de outros hospitais.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Hospital da UFSC passa por troca de gestão após um ano e meio
O que é o hantavírus, doença transmitida por rato e que causou mortes em SC