O HSBC, o maior banco da Europa, anunciou nesta quarta-feira que destinará 1,1 bilhão de euros a novos créditos hipotecários para clientes que tenham em suas contas apenas 10% do valor do empréstimo que desejam. Com a medida, o banco tenta reativar a concessão de crédito àqueles que querem adquirir seu primeiro imóvel mas que, em virtude da crise das hipotecas de alto risco e do posterior colapso do sistema financeiro, passaram a ter dificuldades para obter empréstimos.

Continua depois da publicidade

Esta primeira injeção de liquidez no mercado hipotecário faz parte da estratégia do HSBC de disponibilizar 16,6 bilhões de euros para empréstimos deste tipo ao longo de 2009, quantia duas vezes maior que a ofertada em 2007.

Segundo a instituição, os créditos financiarão até 90% do valor dos imóveis, cujos preços continuam em queda no Reino Unido. E para se proteger da inadimplência, os empréstimos só estarão disponíveis para clientes preferenciais, ou seja, que pagam 14,4 euros ao mês para a manutenção de suas contas ou que têm mais de 55 mil euros em depósitos ou investimentos.