Um incêndio no primeiro andar do Map Hotel, em Lages, obrigou o Corpo de Bombeiros a evacuar todo o estabelecimento por volta das 22h30min deste sábado. Hóspedes precisaram cobrir o rosto com máscaras para não respirar a fumaça preta que tomou todo o quarteirão próximo à esquina das ruas Hercílio Luz e Manoel Thiago de Castro, no Centro. O prédio de nove andares estava hospedando cerca de 150 pessoas em 75 quartos. Ninguém ficou ferido.
Continua depois da publicidade
Além do risco de intoxicação das pessoas pela fumaça, a central de gás funciona no mesmo local do incêndio e poderia ter causado uma explosão. Por isso, a equipe de 20 bombeiros se dividiu em duas: parte cuidou de resfriar a central, e a outra de combater o fogo. Um depósito funcionava no primeiro andar, com louças, lençóis e papeis do hotel.
Segundo o tenente Ivonilson Varela Duarte, o incêndio era o confinado (sem chamas aparentes) e foi necessário que a situação fosse combatida de dentro do prédio, com equipamentos específicos e tubos de oxigênio. Por volta da 1h deste domingo, o fogo foi controlado. A fumaça foi retirada com ventiladores e com uma abertura no teto.
A maior parte das pessoas registradas no hotel participava do 18º Motoneve, encontro de motociclistas. Como os quartos estavam tomados pela fumaça, alguns hóspedes não conseguiram buscar os pertences e documentos. As 20 motocicletas estacionadas na garagem foram transportadas para a prefeitura. Para evitar acidentes, os motoristas que deixaram os capacetes dentro do prédio saíram em escolta por viaturas da Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Carros da Secretaria de Saúde de Lages e um ônibus da prefeitura irão levar os hóspedes para três hotéis de Lages – Le Canard, Pousada Rural do Sesc e Grande Hotel de Lages – e para a residência das irmãs franciscanas. Todo o custo será pago pela direção do Map Hotel.
Neste domingo, sem horário definido, a Defesa Civil irá junto com o Corpo de Bombeiros fazer uma vistoria no prédio. O prédio foi liberado para a retirada dos pertences à 1h30min, mas os hóspedes não poderão retornar por segurança. A causa do incêndio não foi divulgada.