Um dos maiores hotéis de Bombinhas, no Litoral Norte, foi interditado nesta sexta-feira. Com capacidade para 1 mil hóspedes, o estabelecimento é suspeito de jogar esgoto no mar. A prefeitura deu cinco dias para que os hóspedes deixem o local. A direção do hotel diz que trabalha para resolver o problema o mais rápido possível. As informações são do Jornal do Almoço, da NSC TV.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, já foram várias notificações ao hotel e no início desta semana a ligação clandestina de esgoto foi lacrada, mas não resolveu o problema. Por isso, além da interdição, o hotel terá de pagar uma multa de R$ 50 mil. Em nota, a direção do hotel informou que está providenciando as adequações necessárias e que vai construir uma estação de tratamento adicional.
O secretário de Saúde do município, Paulo Henrique Muller, afirma que o estabelecimento pode voltar a funcionar desde que refaça o sistema:
— Fazendo um sistema hidrossanitário que não comprometa mais e não polua mais nossos rios e mares, ele será liberado, com certeza.
Continua depois da publicidade
Mas o problema está longe de ser isolado. Nos últimos quatro anos, foram 400 notificações e 180 ligações irregulares de esgoto lacradas em Bombinhas. A Fundação Municipal do Meio Ambiente aplicou 290 multas referentes ao tema. Atualmente apenas 8% das ruas têm rede de coleta de esgoto.
— O problema do saneamento é um problema do do Estado de SC. E nós, uma cidade que tem uma taxa de preservação ambiental, não podemos de forma nenhuma admitir isso — reforça Muller.
O diretor de saneamento do município, Jackson de Jesus, disse à reportagem da NSC TV que por conta do excesso de chuva o solo está saturado, o que causa vazamentos por toda a cidade.
Continua depois da publicidade
— Precisamos da ajuda da população, através de denúncia, pra solucionar isso — reforça.
Leia as últimas notícias no Diário Catarinense
Pedágio de Bombinhas fica mais caro a partir da virada de ano