Depois dos supermercados, agora hotéis, shoppings e templos religiosos de Florianópolis também passam a ser obrigados a aferir a temperatura das pessoas que entram nos locais. A medida, de prevenção ao coronavírus, começa a valer nesta quarta-feira (29).

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Tornada obrigatória por meio de um decreto municipal, a aferição de temperatura se aplica a hotéis, pousadas e similares com 20 quartos ou mais, cultos religiosos com mais de 300 pessoas e shoppings centers.

No caso dos supermercados, a aferição começou a ser obrigatória na segunda (27) e vale para os estabelecimentos com mil metros quadrados ou mais. Para entrar nos espaços também é obrigatório o uso de máscaras de pano.

A ideia é que a medida ajude a detectar possíveis casos suspeitos de coronavírus ao identificar pessoas com febre – um dos sintomas da doença.

Continua depois da publicidade

Florianópolis tem 334 pessoas com diagnóstico de Covid-19 confirmado e cinco mortes pela doença, segundo dados do Governo do Estado atualizados nesta terça-feira (28).

Será considerada febre a temperatura acima de 37,8°C. Caso ela seja constada, a pessoa em estado febril deverá entrar em contato com o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233, onde receberá as recomendações.

Conforme a Prefeitura de Florianópolis, a aferição da temperatura deverá ser feita com termômetro digital Infravermelho com mira laser para corpo humano, com precisão mínima de 0,3°C, que tenha registro no órgão competente e devidamente calibrado.

O estabelecimento que descumprir a regra pode ser multado em até R$ 2,5 mil ou ser interditado pela Vigilância Sanitária. Para denúncias, a população pode entrar em contato com a Guarda Municipal, pelo número 153, ou denunciar pelo site da Vigilância Sanitária.

Continua depois da publicidade