A possibilidade da queda da primeira neve do inverno na Serra catarinense fez com que hotéis e pousadas ficassem lotados de turistas nesta semana. Conforme a meteorologia, há chances do fênomeno entre a noite desta quinta-feira (18) e a madrugada de sexta-feira (19). 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

De acordo com a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) de Santa Catarina, em São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e interior de Lages, a ocupação dos hotéis e pousadas já estava em 100% na manhã desta quinta-feira (18). Em Urubici, a taxa se aproxima dos 90%. 

Além disso, há aqueles turistas que preferem se hospedar em motorhomes, que também ganham espaço nas ruas dos municípios. Em Urupema, por exemplo, por conta das obras que são realizadas na praça da cidade, um espaço para turistas foi montado em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) para recepcionar os veículos. 

— A expectativa é de que a partir de hoje a cidade comece a lotar. Temos um grupo com o pessoal das pousadas, encaminhando para que as pessoas consigam se hospedar com tranquilidade — explica o secretário de turismo de Urupema, Antenor Arruda.

Continua depois da publicidade

Em São Joaquim, a expectativa também é grande para o movimento no turismo com a queda nas temperaturas. 

Conforme Adriana Schilis, secretária de turismo da cidade, além do apoio aos visitantes, o município também preparou uma estrutura para atender pessoas em vulnerabilidade social, devido a previsão de frio intenso.

Neve em SC

De acordo com o meteorologista e colunista do NSC Total Leandro Puchalski, há chances de neve entre a noite desta quinta-feira e madrugada de sexta-feira (18). O fenômeno deve ocorrer por poucas horas mas, para isso, ainda é necessário que a umidade esteja favorável para a formação dos flocos.

Apesar disso, os dias devem ser gelados no Estado. Conforme a Defesa Civil, devido ao avanço de um intensa massa de ar de origem polar, há chances de geada ampla e e temperaturas próximas de 0°C, principalmente nas áreas mais altas da serra, onde as mínimas devem ficar entre -6°C e -8°C.

Continua depois da publicidade

Em 2022, a neve caiu em Santa Catarina em maio, durante o outono, em ao menos seis cidades catarinenses.

Leia também:

Rua mais sinuosa do mundo, que ficará em SC, não teve empresas interessadas em fazer a obra

Joinvilense vai atravessar o país em busca de troféu do Rally dos Sertões

Uma mulher é vítima de feminícidio a cada semana em SC