O verão começa oficialmente nesta sexta-feira (22) e a expectativa para os hotéis de Canasvieiras, no Norte de Florianópolis, é de que 40% das reservas para a temporada 2023/2024 sejam feitas por turistas argentinos. Segundo a prefeitura da Capital, ao menos 2,8 milhões de pessoas, entre estrangeiros e brasileiros, devem passar pela Ilha para aproveitar a estação mais quente do ano.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A temporada não deve superar momentos históricos de 2015, quando 8,5 milhões de turistas passaram pelo o Estado, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina. Entretanto, mesmo com a situação política que a Argentina enfrenta, os turistas argentinos se preparam para aproveitar o verão na Ilha de Santa Catarina.
Na agência de viagem de Ignácio Orri, localizada em Canasvieiras e que tem como foco o público argentino, os hotéis parceiros estão com 100% de lotação para janeiro.
— Pensando na situação econômica da Argentina, esse ano começamos a vender os pacotes no mês de junho para o pessoal que deseja visitar Florianópolis — conta Ignácio.
Continua depois da publicidade
Na pousada na Nilse Strasburger Konorath, também em Canasvieiras, a expectativa é de que 40% da lotação durante toda a temporada seja de turistas argentinos. Segundo a dona da pousada, a preferência dos estrangeiros, entretanto, é por fazer a reserva no balcão ao invés do cartão de crédito.
Como eleição na Argentina pode impactar vinda de turistas do país para a temporada em SC
— Esse ano a gente acredita que a venda de balcão seja maior do que nos anos anteriores porque os próprios turistas nos relataram que vão deixar para reservar aqui. Os que têm reservado no cartão de crédito afirmam que as taxas estão altas para reserva com antecedência, então, para eles, não tem sido vantajoso. O pessoal consegue ficar o dobro de dias caso reservarem presencialmente — explica.
Inflação em alta é desafio para argentinos
Lideranças do setor turístico catarinense apontam que a expectativa é de mais uma temporada com forte presença de argentinos nas praias do Estado. O processo seria uma continuação da retomada das viagens após as restrições da pandemia de Covid-19, já experimentada no verão passado.
O primeiro termômetro disso foi sentido na tradicional Feira Internacional de Turismo (FIT), em Buenos Aires, em que cidades de Santa Catarina divulgam os destinos catarinenses a operadoras de turismo do país vizinho. Outro fator que justifica o otimismo dos empresários é o número maior de voos diretos entre Buenos Aires e Florianópolis: a previsão é de que a capital catarinense tenha até 10 voos diários diretos com a Argentina, de quatro companhias e para três aeroportos diferentes.
Continua depois da publicidade
Apesar disso, as dificuldades econômicas enfrentadas na Argentina são novamente um desafio. O país registrou 138% de inflação ao ano até outubro e sofre com a desvalorização do peso em relação ao dólar.
Argentinos em SC
Jan-Fev/2019: 104.415
Dez/2019 a Fev/2020: 121.183
Dez/2020 a Fev/2021: 1.607
Dez/2021 a Fev/2022: 65.143
Dez/2022 a Fev/2023: 154.375
Fonte: Sistema Almanach, da Secretaria de Estado do Turismo
Confira imagens do verão em Florianópolis
*Sob supervisão de Diane Ziemann
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Mega da Virada 2023 sobe prêmio para R$ 570 milhões
Governo de SC pede ajuste em contrato do Aeroporto de Navegantes para viabilizar nova pista