Faltando um mês para o início da Aventura pelos Mares do Mundo e para a chegada da Regata Jacques Vabre, em Itajaí, os hotéis da região fazem os últimos ajustes para receber os visitantes. Segundo dados da Secretaria de Turismo de Itajaí, alguns hotéis da cidade já estão lotados para os 15 dias do evento e, mesmo assim, a procura continua. Em Balneário Camboriú, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindisol) diz que, por enquanto, há muita consulta, mas poucas reservas.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Turismo de Itajaí informou que a organização do evento já lotou dois hotéis – o Águas da Brava, na Praia Brava, e o Marambaia Cabeçudas. E a expectativa é de que a grande maioria dos 2.665 leitos (de 1.066 unidades habitacionais) esteja ocupada durante a Aventura. Diretor comercial do Sandri Palace Hotel, Giovani Adam Sandri diz que hoje, 50% dos leitos já estão reservados para a época da regata.

– São pessoas que vão ajudar na organização e montagem do evento, que vão chegar antes, ficar durante todo o evento e só vão embora uma semana depois – conta.

Sandri diz que as consultas já começaram no fim do ano passado. E ele explica que o know how conquistado durante a Volvo Ocean Race vai ajudar na Jaques Vabre.

– Vamos manter alguns serviços, como a impressão de folhetos em inglês sobre o hotel e sobre Itajaí. Além disso, vamos oferecer o translado do hotel até a Vila da Regata, como já fazíamos na Volvo – comenta.

Continua depois da publicidade

A expectativa da chegada de turistas também anima o Sindisol, em Balneário Camboriú. A vice-presidente do sindicato, Dirce Fistarol, diz que ainda não é possível mensurar em números. Até porque, segundo ela, até agora há poucas reservas e muitas consultas. O número de leitos na cidade está na casa dos 19 mil, sendo um dos maiores do Estado.

– Acredito que a partir da próxima semana, já deva ter um número significativo de reservas – comenta.

Especialista acredita que região está preparada

Doutor em Hotelaria e Turismo e professor da Univali, Carlos Alberto Tomelin acredita que a região está bem preparada para receber o turista, principalmente os estrangeiros. Segundo ele, de uns anos para cá, os hotéis da região estão com o serviço cada vez mais profissional.

– A maioria deixou de ter aquela característica familiar e resolveu investir em profissionalização. Foram feitas modificações que aumentaram o conforto e os serviços oferecidos – comenta.

Continua depois da publicidade

Ele projeta que, nos próximos anos, a região, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú, deve ganhar um bom incremento no número de leitos de hotel. Ele acredita que o turismo aliado ao setor de negócios, além dos eventos como a Jacques Vabre e a Volvo Ocean Race, estão dando um novo status para a região. Ele cita como exemplo o fato da rede Blue Tree se instalar em Itajaí.

– Uma empresa do tamanho deles não viria se instalar aqui se não tivesse certeza do lucro – diz.

Para Tomelin, ainda falta melhorar a questão da infraestrutura da região, especialmente do Aeroporto de Navegantes. Ele cita que este é um problema nacional, mas sugere que as autoridades locais se unam para ampliar o espaço, dando mais conforto e comodidade.