A temporada de verão em Florianópolis promete ser como nos anos anteriores à pandemia. Essa é a expectativa das entidades do turismo em Santa Catarina. O setor prevê taxa de ocupação de hotéis e pousadas de até 80%, números registrados em 2019 e 2018, quando o coronavírus ainda era uma realidade distante.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A pandemia diminuiu a janela de reserva — o tempo entre a reserva e a entrada do hóspede no apartamento. Isso porque a situação mudava a todo instante, e era difícil fazer planos a longo prazo.

No entanto, conforme o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH – SC), Rui Schürman, as pessoas estão voltando a reservar com mais antecedência. 

— A procura, principalmente para Natal e Ano Novo, está grande. Com a pandemia, as pessoas começaram a fazer reservas um pouco mais em cima da hora, mas surpreendentemente para essas datas especiais nós estamos voltando às janelas anteriores, com cerca de três meses de antecedência. Ou seja, nesse momento já tem muita reserva para Natal e Ano Novo — afirma Schürman. 

Continua depois da publicidade

A reportagem do Diário Catarinense apurou que alguns hotéis do Norte da Ilha já estão com taxa de ocupação superior a 50% para o Réveillon e têm recebido mais reservas nas últimas semanas. Para os meses de janeiro e fevereiro, a procura tem sido menor. 

De acordo com o presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Estanislau Bresolin, o Norte da Ilha é a região mais procurada em Florianópolis e conta com cerca de 200 hotéis e pousadas.

— A expectativa é de um bom movimento. Nós acreditamos que a temporada deve ser similar a de 2019 e 2018, que tiveram taxa de ocupação entre 70% a 80% — afirma.

Leia também

Florianópolis terá voos diretos para 10 novas rotas no verão; veja quais

Continua depois da publicidade

Cruzeiros estão liberados no Brasil, mas há impasse em SC

Rodoviária de Florianópolis terá escada rolante, wi-fi gratuito e novas áreas; veja imagens