Com 85,66% de ocupação na rede hoteleira, o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Blumenau e Região (Sihorbs) registrou um leve aumento no público durante a Oktoberfest deste ano, com menos de 1% de diferença. O número, no entanto, foi puxado para cima pela ocupação durante os dias de semana, que cresceu cerca de 5%, enquanto o número de visitantes nos fins de semana caiu, especialmente no último, que teve 91% de ocupação registrada, contra cerca de 95% nos outros.
Continua depois da publicidade
::: Saiba o que deu certo e o que precisa melhorar na Oktoberfest Blumenau
::: Vinte e seis anos separam os reinados de mãe e filha na Oktoberfest de Blumenau
– Esperávamos uma ocupação maior no primeiro fim de semana, por conta do feriado, mas ficou abaixo do esperado, assim como o último, que teve um reflexo negativo pelas chuvas na cidade – comenta o presidente do Sihorbs, Emil Chartouni Neto.
Continua depois da publicidade
Em outras cidades a economia também foi movimentada por conta da Oktoberfest. Em Pomerode, houve boa procura especialmente em restaurantes e pontos turísticos, onde os turistas que vieram para a Oktober iam durante o dia.
– Pelos números iniciais, houve uma leve queda no número de visitantes comparado ao ano passado, mas nada alarmante. Provavelmente isso se deve à crise que forçou a economia de muitos turistas. No entanto, o Oktobertur teve um reflexo muito interessante na cidade – diz o secretário de Turismo de Pomerode, Marcos Küster.
No litoral, de acordo com o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), Alessandro Fondini, houve uma queda entre 2% e 3% no número de visitantes em comparação à outubro do ano passado, mas, mesmo assim, o mês registrou um aumento de 45% comparado aos outros períodos de fora da temporada de verão.
Continua depois da publicidade