Os hotéis de Florianópolis e Balneário Camboriú registraram ocupação acima dos 90% durante da virada do ano, aponta pesquisa da Fecomércio-SC divulgada nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Na Capital, a média de ocupação dos leitos ficou em 93%, enquanto que a ocupação dos quartos foi de 92%. Em Balneário Camboriú, o grau de ocupação médio dos leitos foi de 92% e dos quartos de 95%. A pesquisa foi realizada em 35 hotéis das duas cidades no dia 2 de janeiro.

O resultado fica ainda mais positivo se comparado à mesma data do ano anterior. Para 80,95% dos entrevistados em Florianópolis, a ocupação hoteleira no Réveillon de 2012 foi superior à do ano anterior. Já em Balneário Camboriú, para a maioria dos hotéis (53,33%), a ocupação durante o Réveillon de 2012 mostrou o mesmo resultado de 2011.

Já em relação à média de aumento, o setor hoteleiro de Florianópolis e de Balneário Camboriú indicou uma forte expansão de 24% na movimentação dos hotéis em 2012 em comparação com 2011.

Continua depois da publicidade

O retorno positivo da virada de ano, apurou a pesquisa, também levou os gestores de a apontarem expectativa otimista para a ocupação dos leitos durante a temporada de verão. Em Florianópolis, o setor projeta ocupação total da temporada em 83%, percentual alto se comparado ao resultado de 2011, quando a ocupação havia ficado em 76%. Os empresários do ramo em Balneário Camboriú esperam uma ocupação de, em média, 84% durante a temporada 2013, percentual um pouco inferior aos 87% apurados na última temporada.

Para a equipe da Fecomércio-SC, a forte exposição de Florianópolis e de Balneário Camboriú na imprensa nacional e internacional é um dos motivos que justificam os resultados. Segundo relatório da pesquisa, não pode ser deixado de lado também o fator de crescimento da renda dos brasileiros e a reestruturação da sua capacidade de endividamento.

Diante destes dados, a Fecomércio-SC projeta uma temporada de verão aquecida no litoral catarinense que aumenta sua consolidação como um dos principais destinos turísticos brasileiros.

Continua depois da publicidade