O HU, em Florianópolis, só terá novos servidores em 2017. A informação foi repassada pela vice-presidente da Ebserh, Jeanne Michel, que disse que houve demora na assinatura do contrato por parte da reitoria da UFSC. Ouça na reportagem:

Continua depois da publicidade

A entrevista do presidente da Ebserh foi concedida ano passado. O contrato acabou sendo assinado em março deste ano. O assunto teve longa discussão na universidade, desde 2011. Este foi o ano de criação da empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação para tentar modernizar a gestão de hospitais universitários federais. O diretor do HU Carlos Alberto Justo da Silva, o Dr. Paraná, lamenta o novo prazo dado para entrada de novos concursados na unidade.

Nesta terça-feira, a reitora da UFSC Roselane Neckel participou de reuniões com a Ebserh em Brasília para tratar da situação do HU em Florianópolis, que hoje tem leitos vazios devido à falta de servidores. Cem funcionários contratados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) tem contrato até 31 de dezembro deste ano. Segundo o presidente da Fapeu, Gilberto Vieira Ângelo, a UFSC deve mais de R$ 1 milhão para a fundação.

Se os novos servidores não entrarem a tempo no HU, a Ebserh cogita pedir a continuidade do contrato com a Fapeu para evitar prejudicar o atendimento. Um caminho apontado é negociar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público.

Continua depois da publicidade