O Hospital Universitário, em Florianópolis, está recrutando voluntárias para testar uma nova vacina contra o vírus HPV, que pode causar câncer de colo de útero.

Continua depois da publicidade

Atualmente já existe uma vacina disponível na rede privada, que combate quatro tipos do vírus. Esta vacina é dividida em três doses, ao custo de R$ 500 cada dose. Os pesquisadores pretendem comparar a eficácia da atual vacina com uma nova, que amplia a cobertura para nove vírus.

Segundo o médico Edison Fedrizzi, coordenador da pesquisa, as voluntárias irão receber a vacina (a versão que já está disponível ou a nova), além de acompanhamento ginecológico periódico gratuito e pagamento de despesas com transporte e alimentação.

As candidatas devem morar de preferência na Grande Florianópolis, para que tenham um acompanhamento mais constante. Também devem ter entre 16 e 26 anos e não pretender engravidar nos próximos oito meses. Também não podem ter histórico prévio ou atual de infecção pelo HPV ou exame preventivo anormal.

Segundo Fedrizzi, não há riscos de contaminação para as voluntárias porque a vacina contém apenas a cápsula do vírus.

Continua depois da publicidade

A pesquisa começa em julho e deve durar cerca de quatro anos. As interessadas podem entrar em contato pelo telefone (48) 3233-6798 ou 3721-9082. Mais informações no site do Hospital Universitário.