O Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, da UFSC, divulgou nota informando que participará do mutirão nacional de cirurgias, exames e consultas na próxima quarta-feira, 30 de novembro, a partir das 8h. Serão realizados 10 exames de cateterismo diagnóstico e 24 de angiotomografia. A expectativa é diminuir em cerca de 32% a fila de espera dos hospitais e do Sistema Único de Saúde (SUS).
Continua depois da publicidade
A ação envolverá 3 mil pessoas nos 39 hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares — EBSERH, presentes nas cinco regiões do Brasil. No caso da HU, participam 11 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e radiologia.
Para alcançar o percentual proposto, cada instituição definiu as especialidades que mais contemplam as necessidades de saúde de sua região. Em Santa Catarina, segundo os organizadores do Mutirão, a ideia é diminuir a demanda reprimida em cateterismo e zerar a fila em angiotomografia da Secretaria de Estadual de Saúde.
Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook
Continua depois da publicidade