O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, em Florianópolis, vai receber 180 profissionais que farão o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). As provas acontecem neste sábado (25) e domingo (26), em 30 consultórios da unidade de saúde ligada à Universidade Federal de Santa Catarina, que é um centro de revalidação de diplomas estrangeiros. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Segundo o professor titular do Departamento de Pediatria da UFSC e coordenador pedagógico do Revalida/INEP, Mauricio Pereima, mais de 200 pessoas estão mobilizadas na logística de organização da prova.  

— É um exame que começa de manhã e vai até o início da noite porque é necessária uma estrutura muito grande. Para dar conta desta prova, estamos mobilizando cerca de 240 pessoas em diversas funções como, por exemplo, coordenadores, professores e médicos multiplicadores, alunos que vão trabalhar como chefes de estação e pacientes simulados, fiscais de sala, fiscais de corredores, toda a infraestrutura de alimentação, de material didático, de material eletrônico, de crachás, etc. Então é realmente é uma megaoperação — explica o coordenador. 

Neste fim de semana, os médicos aprovados na prova escrita, farão o exame prático no Hospital Universitário. Nessa etapa, são feitas simulações de casos clínicos da atenção básica e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua depois da publicidade

— Inicialmente, sete mil candidatos fizeram a prova escrita e desses, foram aprovados cerca de quatro mil. Esses aprovados estão fazendo provas no Brasil todo, em instituções de ensino superior — afirma Mauricio Pereima. 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 41 instituições federais de ensino são parceiras do exame, que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). 

O participante aprovado na segunda etapa estará apto a prosseguir com o processo de revalidação do diploma junto a uma das universidades parceiras. 

Leia também

Estado quer dobrar cirurgias e zerar fila de 102 mil pacientes

O que se sabe sobre a polêmica envolvendo Luva de Pedreiro