O Hospital Universitário de Florianópolis alertou na tarde desta quarta-feira (5) para a superlotação da emergência. Após um aumento de 380% no número de pessoas com sintomas respiratórios à procura de atendimento entre dezembro e janeiro, a nota diz que a capacidade técnica está “no limite”.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
De acordo com o comunicado, o hospital só pode receber pessoas em situação de extrema urgência e emergência. O HU orientou que pessoas com sintomas mais leves procurassem a UPA ou OBS mais próxima de casa.
A nota também ressaltou que o hospital realiza exames para Covid-19 e Influenza somente em pacientes graves que necessitam de internação.
O comunicado vem no dia seguinte ao alerta emitido pela prefeitura da Capital sobre o aumento de novos casos de Covid-19 em Florianópolis. Além do HU, o hospital Baía Sul e o Hospital Unimed também resgistraram um número histórico de pacientes com o mesmo quadro respiratório.
Continua depois da publicidade
> Mulher de 28 anos que não tomou vacina da Covid morre pela doença em SC
Segundo dados desta quarta do Painel do Coronavírus do NSC Total, Florianópolis registra o maior número de casos ativos do Estado, com 2093 pessoas contaminadas atualmente pela Covid-19.
Em paralelo, a Grande Florianópolis é a região com maior cobertura vacinal de Santa Catarina, 69%, conforme informações do Monitor da Vacina do NSC Total.
Leia também
Florianópolis entra em alerta após mais de mil testes positivos para Covid em 48 horas
Avião da Latam com cantora Maiara faz pouso de emergência em Florianópolis, diz colunista
Camarão mal mastigado provocou internação de Bolsonaro e saída às pressas de SC