Visando participar do orçamento de 2017 da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a Universidade Federal de Santa Catarina está acelerando o processo transitório da gestão do Hospital Universitário e terá ainda no próximo ano 421 novos profissionais para progressivamente reativar os 93 leitos atualmente fechados. O anúncio foi feito nesta quinta-feira em entrevista coletiva pelo Reitor Luis Cancellier e a Superintendente do HU, professora Maria Rovaris.

Continua depois da publicidade

Com a chegada da EBSERH, a expectativa é de ampliar os atuais números mensais de 10 mil consultas, 55 mil exames e 800 internações a partir da reabertura de uma Unidade Clínica Médica fechada em 2013. O contrato estabelecido entre a Universidade e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares prevê que o atendimento prestado no HU seguirá sendo exclusivamente do SUS.

Além do acréscimo de profissionais para atendimento de saúde, o HU terá alterações em sua estrutura administrativa. Servidora do Hospital há três décadas, a professora Maria Rovaris foi escolhida para ser a Superintendente do Hospital a comando da EBSERH. Abaixo dela, não mais diretores, e sim três gerentes e dois gestores de divisões.

No processo de entrada da Empresa Brasileira de Serviços, a reabertura de leitos e substituição de profissionais terceirizados devem acontecer em um primeiro momento. A transição administrativa do Hospital Universitário da UFSC deve ser concluída no dia 14 deste mês com visita do presidente da EBSERH, Kleber de Melo Morais, para a posse oficial.

Continua depois da publicidade