Há exatos 26 dias quem precisa de uma tomografia no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, vinculado Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é obrigado a recorrer a outro local. O aparelho é o único do tipo na instituição. A Assessoria de Imprensa do hospital confirmou em nota que o equipamento está parado desde o dia 19 de julho e afirmou que o conserto será feito até o final do mês.
Continua depois da publicidade
O H.U. informou no texto que os pacientes que necessitam do exame estão sendo atendidos no Hospital Governador Celso Ramos, no Hospital Regional de São José Doutor Homero de Miranda Gomes e em uma clínica particular. Além disso, afirmaram que os atendimentos de urgência e emergência e de internados estão assegurados, já os ambulatoriais serão agendados conforme a necessidade.
O aparelho de tomografia fornece imagens mais precisas do que as do Raio X, detectando alterações muito pequenas em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. O paciente é colocado em uma espécie de maca e as imagens são captadas em três planos: sagital (direita e esquerda), coronal (frente e atrás) e axial (metade). É atualmente o exame de escolhido pelos profissionais de saúde para investigar nódulos ou tumores, e também vasos pulmonares e cerebrais.