Após alterar o atendimento na urgência pediátrica a partir desta segunda-feira (15), passando a atender apenas emergências enviadas pela rede estadual de saúde, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), em Florianópolis, dobrou de 15 para 30 o número de leitos na enfermaria pediátrica.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo o HU, as medidas, que atendem a necessidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e ajudam a organizar a assistência para crianças e adolescentes, têm como objetivo prestar apoio ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, evitando problemas de superlotação em algumas unidades.
Na prática, o HU vai auxiliar nas demandas que o Hospital Infantil Joana de Gusmão não está conseguindo atender. Para isso, foi ampliado de 15 para 22 o número de leitos no segundo andar, na enfermaria pediátrica, além de serem incluídos os 8 leitos da Urgência Pediátrica.
O número de atendimentos no HU-UFSC varia conforme a época do ano, sendo que, no mês passado, foram 59 atendimentos.
Continua depois da publicidade
Menino de SC encontrado em São Paulo é trazido de volta a Florianópolis
Com esta nova estrutura, o HU-UFSC só vai atender pacientes que chegarem encaminhados e regulados pela rede estadual de saúde. Ou seja, os atendimentos a demandas espontâneas, também conhecidos pelo sistema “porta-aberta”, estão interrompidos.
Para garantir o atendimento, é necessário procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um hospital de sua região e se regular com a SES.
Leia também
VÍDEO: Jacaré cruza praia e passeia por banhistas em Florianópolis
Flagrante de sexo em festa de alunos da UFSC gera nota de repúdio