O Hospital Seara do Bem, de Lages, recebeu a habilitação de 10 leitos da Unidade de Saúde Mental. Com isso, o estabelecimento virou “Serviço Hospitalar de Referência” para atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Segundo Carmen Zanotto, secretária Estadual da Saúde, essa habilitação é uma demanda antiga da direção do hospital.

— Estive diversas vezes no Ministério da Saúde solicitando o reconhecimento. A saúde mental é um grande desafio de todos os gestores e nós precisamos ampliar os atendimentos na região serrana e também no nosso Estado — destacou Carmen.

Dengue dispara e Santa Catarina ultrapassa 150 mortes pela doença

Continua depois da publicidade

Carmen ainda ressalta que desde a abertura, em setembro de 2022, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vinha custeando os leitos.

— Mais de 4 mil pacientes já foram atendidos na unidade, serviços custeados com recursos da Secretaria de Estado da Saúde e do próprio Hospital. Agora, com essa habilitação aprovada, o repasse anual será de R$ 673.213,20, para auxílio na manutenção desses 10 leitos — completou.

Hospital Seara do Bem.
Desde a sua abertura, em setembro de 2022, a Secretaria de Saúde vinha custeando os leitos (Foto: Marcos Heitor de Carvalho, Reprodução)

Com um atendimento multidisciplinar, a Unidade de Saúde Mental do Hospital Seara do Bem dedica-se ao tratamento de pacientes que necessitem de cuidados intensivos. A gerente geral do hospital, Simaia Ribeiro, explica que o foco é atenção integral e humanizada.

Continua depois da publicidade

— Para atingir estes objetivos, o serviço conta com equipe multiprofissional e seus componentes atuam interativa e integradamente, com competência técnica e cultura humanística, cada um exercendo o papel que é próprio da sua profissão e fazendo aparecer às relações de colaboração existentes entre todos, sempre em benefício dos pacientes e do compromisso com a atenção — afirma.

Além do Unidade de Saúde Mental, o hospital também realiza atendimentos de urgência e emergência, e possui especialidade de anestesiologia, ortopedia pediátrica e cirurgia pediátrica, recebendo pacientes de toda região.

Leia mais

Associação de Lages arrecada insumos para diabéticos atingidos pela enchente no RS

Vacinação contra a dengue fica estagnada em menos de 25% do público-alvo em SC