A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) aponta anualmente para um crescente número de pessoas na fila de espera por órgãos para transplante. Alguns morrem aguardando.

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de minimizar as mortes de pacientes que esperam por transplante e lembrar à população sobre a importância da doação, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Municipal São José promove, entre os dias 22 e 27 de setembro, a Semana do Doador de Órgãos, em Joinville.

Segundo o enfermeiro coordenador do CIHDOTT do Hospital São José, Ivonei Bittencourt, muito mais vidas podem ser salvas se houver uma maior conscientização da população sobre a doação de órgãos.

– O agravamento da fila de espera para transplantes ocorre por que muitas famílias não autorizam a doação dos órgãos do ente querido que morreu. Essa negação é motivada por falta de informação sobre a importância desse ato -, explica.

Em 2014 já foram abertos 27 protocolos para doação de órgãos de pacientes com morte cerebral no Hospital São José. Desses, seis não puderam ter os órgãos captados para transplantes por que tiveram parada cardíaca irreversível, e outros sete por serem portadores de doenças que impossibilitam a doação, como HIV e câncer disseminado.

Continua depois da publicidade

Dos 14 aptos a se tornarem doadores, oito tiveram os órgãos captados para transplante. Nos outros seis a captação não foi possível por recusa da família.

-O número de captações no São José é bom com relação a outros estados brasileiros, mas pode ser muito melhor com a conscientização sobre a importância de ser um doador e comunicar a família sobre isso -, afirma Ivonei.

Santa Catarina possui o melhor índice de captações de órgãos no Brasil, e o Hospital Municipal São José é um dos três hospitais que mais capta no estado.

Confira a programação da Semana do Doador de Órgãos:

Segunda-feira (22/09) – Durante todo o dia, a equipe do CIHDOTT realiza capacitação sobre captação de órgãos em escolas de saúde.

Continua depois da publicidade

Terça-feira (23/09) – Durante o dia, a equipe do CIHDOTT realiza capacitação sobre captação de órgãos em escolas de saúde. No período noturno faz panfletagem sobre doação dentro da Arena durante o jogo entre Joinville e América-MG.

Quarta-feira (24/09) – Curso prático interno “Identificação e manutenção do potencial doador de órgãos”. Será ministrado durante todo o dia e parte da noite para alcançar o maior número possível de servidores.

Quinta-feira (25/09) – Durante a manhã a equipe do CIHDOTT realiza capacitação sobre captação de órgãos em escolas de saúde. No período noturno será ministrado novamente o curso prático interno “Identificação e manutenção do potencial doador de órgãos”.

Sexta-feira (26/09) – Almoço comemorativo ao Dia do Doador de Órgãos no refeitório do HMSJ. Na parte da tarde a equipe do CIHDOTT realiza capacitação sobre captação de órgãos em escolas de saúde.

Continua depois da publicidade

Sábado (27/09) – Dia Nacional do Doador de Órgãos

Terça-feira (30/09) – 1º Simpósio das CIHDOTTs da Organização de Procura de Órgãos do Norte de Santa Catarina. O evento acontece no Alven Palace Hotel às 19h. Todos os profissionais que trabalham com doação e transplantes podem participar. Outras informações sobre o simpósio estão disponíveis em www.facebook.com/transplantes