Uma equipe de médicos do Hospital São José de Joinville realizou a primeira colocação endoscópica de válvula brônquica em Santa Catarina para o tratamento do enfisema pulmonar avançado. O procedimento aconteceu no último sábado e durou aproximadamente uma hora. Médicos do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, também atuaram na cirurgia.

Continua depois da publicidade

Na equipe médica de Joinville estavam os especialistas em cirurgia torácica Adrian Schner, Carlos Daudt, Paulo Zanoni e Sérgio Ferreira e os médicos pneumologistas Fabiano Schwingel e Jaime Ferreira. O anestesista foi o médico Erasmo Augusto de Souza Júnior.

Os estudos sobre a colocação endoscópica de válvula brônquica no Brasil iniciaram em 2002. Desde então, o procedimento e o material utilizado vêm sendo aperfeiçoados, tendo o Hospital Moinhos de Vento como pioneiro, seguido pelo Instituto do Coração, em São Paulo.

A válvula brônquica é colocada em pessoas diagnosticadas com enfisema pulmonar avançado e, além de aumentar a qualidade de vida do paciente, lhe proporciona mais tempo até que receba um pulmão transplantado.

A cada dez diagnosticados com a doença, dois se enquadram no tratamento. O procedimento leva em média uma hora e o paciente recebe alta entre 48 e 72 horas depois. Após três meses da colocação da válvula é feita uma avaliação médica para verificar a evolução do quadro.

Continua depois da publicidade

Assista a um vídeo sobre o procedimento