O Hospital Municipal São José, em Joinville, atingiu 100% de ocupação nos leitos de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus. A instituição divulgou um ofício na manhã desta quarta-feira (8) solicitando apoio à central regional de regulação de leitos e ao Samu para o procedimento de remanejamento de pacientes.
Continua depois da publicidade
> Hospital Regional de Joinville também atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19
> Joinville passa Chapecó e é a cidade com mais casos de coronavírus em Santa Catarina
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde e também a Secretaria da Saúde de Joinville este tipo de procedimento é comum quando há lotação em leitos nos hospitais. Os pacientes são direcionados a outras unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o secretário Jean Rodrigues, no último fim de semana, por exemplo, dois pacientes de Balneário Camboriú foram atendidos na unidade municipal de Jonville.
Ainda segundo as secretarias, a variação no número de ocupação é dinâmica e pode mudar a qualquer momento. No entanto, esta é a primeira vez em que os 40 leitos destinados a pacientes com Covid-19 do Hospital São José atingem sua capacidade máxima de lotação durante a pandemia, segundo o secretário. Em Joinville, fazem parte deste sistema de regulação o Hospital São José e o Regional Hans Dieter Schmidt.
Continua depois da publicidade
> “18 mil joinvilenses já têm coronavírus”, analisa secretário da saúde de Joinville
Na manhã desta quarta, o Hospital Regional de Joinville havia negado a informação da prefeitura de que estaria com 100% de lotação dos leitos destinados aos pacientes com coronavírus e disse ter nove vagas disponíveis. No entanto, às 13 horas o hospital enviou uma atualização informando que também havia atingido sua capacidade de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19.
Os próximos pacientes podem ser direcionados às unidades do SUS em Jaraguá do Sul e em Mafra. A reportagem não obteve o número de leitos disponíveis nessas unidades até o momento.
> Joinville adia cirurgias eletivas após aumento dos casos de síndrome respiratória
Joinville é a cidade com mais casos positivos e mortes por Covid-19 em Santa Catarina
Na última terça-feira (7) Joinville ultrapassou Chapecó e se tornou a cidade com mais casos positivos de coronavírus em Santa Catarina. São 2.782 casos confirmados em Joinville, nos dados estaduais — o sistema da Prefeitura de Joinville já registrou um número superior aos 3 mil, diagnósticos que ainda serão passados à Secretaria de Saúde do Estado. Além disso, o município registra 46 mortes segundo o balanço estadual.
Conforme o secretário Jean Rodrigues, 18 mil joinvilenses já têm coronavírus. Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina na manhã desta quarta-feira (8), ele informou que os dados são do inquérito epidemiológico que está sendo realizado em toda a cidade e que terá um balanço parcial divulgado nesta quinta-feira (9).
Continua depois da publicidade