O Hospital Municipal São José de Joinville divulgou uma nota nesta segunda-feira para alertar os pacientes de que todos os procedimentos realizados dentro do hospital são 100% cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua depois da publicidade

A nota foi divulgada depois que seis pacientes receberam ligações de cobrança por transferência ou realização de exame. Porém, a ligação trata-se de um golpe. Dois boletins de ocorrência foram registrados na Polícia Civil.

O primeiro caso aconteceu há um mês. O golpista ligou para o hospital e se identificou como sendo parte da equipe de regulação de leitos do Estado. Ele solicitou à uma enfermeira nomes de cinco pacientes que precisavam de transferência para outras unidades hospitalares. Depois, ele ligou aos pacientes e cobrou o pagamento de R$ 2 mil pela transferência. O golpista informou até o número da conta onde o valor deveria ser depositado.

Os cinco pacientes acabaram não acreditando na ligação e avisaram o hospital. A própria funcionária que recebeu atendeu o suspeito repassou o caso para a Polícia Civil. O código de área do telefone do golpista corresponde ao Acre.

Continua depois da publicidade

O segundo caso aconteceu nesta segunda-feira. O paciente que está internado recebeu uma ligação de cobrança por um procedimento que precisava realizar dentro do hospital. Ele também procurou se informar sobre o caso e descobriu que se tratava de um golpe. O caso foi levado à polícia.

Além de reforçar que não existe cobrança por procedimentos na unidade, o São José alerta para que novos casos sejam registrados em uma delegacia.