O Hospital São Francisco, em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, inaugurou na última sexta-feira (10) uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes infantis. Com a ampliação, a instituição passa de 12 para 20 leitos, sendo 10 neonatais e 10 pediátricos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Dos 8 novos leitos, 4 serão para atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estão elencados no Plano de Ação Estadual de Enfrentamento à Síndrome Respiratória Aguda Grave, com repasse diário de R$ 2 mil, de acordo com informações divulgadas pelo governo do Estado.
A nova UTI conta com 850 metros quadrados de área. A obra foi iniciada em setembro de 2023 com um investimento de R$ 5 milhões, entre recursos do Governo Estadual, através de emendas parlamentares, e recursos próprios da unidade.
O diretor do Hospital, Claudemir Andrighi, diz que a ampliação da UTI era um sonho da população local:
Continua depois da publicidade
— Com o aumento da população e da economia da nossa região, a UTI atual ficou pequena e nós tivemos que fazer esse investimento. Isso dá tranquilidade para os nossos obstetras e para os nossos pediatras atenderem seus pacientes de alto risco. Isso nos dá segurança para as pessoas que aqui procuram um hospital no centro obstétrico para ter o seu bebê — disse o gestor.
Os leitos serão custeados pelo Estado até a habilitação federal. O repasse será realizado do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde de Concórdia que direciona os valores ao Hospital.
Leia também
VÍDEO: Cachorro abraça voluntária catarinense após resgate no Rio Grande do Sul